Água sanitária é a única capaz de limpar as verduras
Afirmação tem como base teste feito com produtos vendidos para higienização de hortaliças
Apenas a água sanitária conseguiu eliminar ou reduzir a quantidade de microrganismos para um nível aceitável. Por outro lado, a lavagem simples com água, método mais comum, sequer conseguiu diminuir o nível dos micróbios.
O teste foi realizado da mesma maneira que a dona de casa pode fazer para limpar os alimentos. Foram misturadas duas colheres de sopa de cada produto em um litro de água (exceto pelos sanitizantes, para os quais seguimos a orientação dos fabricantes). Em seguida, foi mergulhado por meia hora um pé de alface, com as folhas destacadas, em cada mistura.
Microorganismos — É comum encontrarmos diversos micróbios nos alimentos que consumimos diariamente. Boa parte deles provoca uma série de doenças e por isso é tão importante fazer a correta higienização.
As bactérias aeróbicas mesófilas indicam a qualidade sanitária dos alimentos. Já os bolores e leveduras são responsáveis pela deterioração dos alimentos. A presença desses microrganismos pode tornar-se um perigo à saúde devido à produção de toxinas por algumas famílias de fungos.
Os coliformes totais são bactérias capazes crescer a temperatura de 35-37 °C, por 48 horas. Encontradas no intestino do homem e animais, vegetais e solo, podem provocar problemas como diarréias, vômitos e mal-estar. Já os coliformes fecais são bactérias que apresentam a capacidade de continuar crescendo à temperatura de 44-45,5 °C.
Higienização correta de hortaliças
1º Corte as raízes com uma faca e separe as folhas
2º Lave as folhas em água corrente, uma por uma, retirando toda a sujeira aparente
3º Coloque numa tigela grande, água suficiente para cobrir as folhas
4º Acrescente duas colheres de água sanitária para cada litro de água
5º Mergulhe as folhas na mistura e deixe de molho por 30 minutos
6º Após o período de molho, lave novamente as folhas
7º Seque bem as folhas dos vegetais antes de guardar na geladeira. A secagem pode ser feita na centrífuga ou com papel absorvente
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial