Defesa Civil divulga manual para enfrentar tempestade com raios
Incidência de descargas elétricas dispara no interior paulista; em Araraquara foram quase mil raios em 20 dias
FRANCA- A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está divulgando uma espécie de manual com dicas para enfrentar tempestades com raios, muito comuns no Verão. A preocupação tem fundamento, pois a incidência de descargas elétricas não para de crescer, principalmente, no interior paulista. Em Araraquara, por exemplo, foram 916 raios somente nos primeiros 20 dias de dezembro.
De acordo com a Defesa Civil, São Paulo está entre os estados brasileiros em que mais ocorrem mortes por raios. O órgão explica em seu material que o raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre entre nuvens ou entre a nuvem e a terra. Sua intensidade é de 30 mil ampéres, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico, por isso são necessários alguns cuidados durante as chuvas.
Quando estiver fora de casa, por exemplo, o cidadão deve abrigar-se no imóvel, edifício ou em instalação subterrânea, como o metrô. Outra dica é permanecer dentro de veículo, mantendo vidros fechados, sem contato com partes metálicas. E evitar lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol. Também é sugerido sair imediatamente de rio, mar, lago ou piscina e manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, bem como de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame.
Os cuidados em casa durante a tempestade envolvem manter distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões. Evitar o uso de telefone (a menos que seja sem fio ou celular) e afastar-se de janelas, tomadas, torneiras, cano elétricos e evitar tomar banho.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial