quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Velocidade e distância de parada

9. Velocidade e distância de parada

A velocidade é um dos maiores fatores de risco de acidente.
Quanto maior a velocidade de um veículo, maior a distância necessária para
ele parar e, consequentemente, maior a probabilidade de ele ser envolvido
num acidente.

Objetivos de segurança do trânsito:

• Conscientizar os alunos sobre os fatores que influenciam a distância de parada de
um veículo.
• Estimar a ordem de grandeza da distância de parada, segundo a velocidade.
• Perceber a necessidade de se adaptar a velocidade às circunstâncias do local e do
clima, antecipando a eventualidade de uma frenagem de urgência.
• Respeitar a distância de segurança entre dois veículos.
Objetivos pedagógicos:
• Utilizar a relação entre a velocidade média, a distância percorrida e a duração do
trajeto.
• Calcular velocidades, tempos e distâncias com base em dados numéricos.
• Utilizar a proporcionalidade e as percentagens.
• Representar dados com um gráfico.
• Interpretar gráficos.
• Usar recursos eletrônicos para a construção de planilhas e gráficos.
• Utilizar gráficos para a solução de equações, inequações e problemas.
• Examinar a validade de um cálculo.
.
O que o aluno deve saber

O condutor deve manter sempre o pleno controle do seu veículo.
O condutor deve adaptar a sua velocidade às circunstâncias para conseguir manter
esse controle.
Tornar sempre possível uma frenagem de emergência que não comprometa a
segurança do veículo e dos passageiros.

É preciso também manter uma distância de segurança entre os veículos.
Em dias chuvosos, a atenção necessita ser redobrada.
Para ter bom funcionamento, qualquer veículo necessita de manutenção periódica.

Aula Interdisciplinar
Indicação: 6º ao 9º Ano
do Ensino Fundamental
Ilustração do Manual de Direção Defensiva do DENATRAN
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Segurança do trânsito 9. Velocidade e distância de parada Fevereiro 2010
Associação Por Vias Seguras
Sumário
1. As velocidades autorizadas
2. Distância de parada de um veículo.
3. Influência das condições meteorologicas na velocidade e na frenagem
4. Distância de segurança entre veículos
1. As velocidades autorizadas
a) Regulamentação
Os limites de velocidade definidos pelo Código de Trânsito Brasileiro são os seguintes:

Art. 61: A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização,
obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.
§ 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:
I - nas vias urbanas:
a. oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido;
b. sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;
c. quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;
d. trinta quilômetros por hora, nas vias locais.
II - nas vias rurais:
a. nas rodovias:
1) cento e dez quilômetros por hora para automóveis, camionetas e motocicletas (redação
dada pela Lei nº 10.830, de 2003);
2) noventa quilômetros por hora, para ônibus e microônibus;
3) oitenta quilômetros por hora, para os demais veículos;
b. nas estradas, sessenta quilômetros por hora.
§ 2º O órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário com circunscrição sobre a via poderá
regulamentar, por meio de sinalização, velocidades superiores ou inferiores àquelas
estabelecidas no parágrafo anterior.
DEFINIÇÕES:
VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO - aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito
livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia
de pedestres em nível.
VIA ARTERIAL - aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por
semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais,
possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.
VIA COLETORA - aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade
de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das
regiões da cidade.
VIA LOCAL - aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada
apenas ao acesso local ou à áreas restritas.
RODOVIA - via rural pavimentada.
ESTRADA - via rural não pavimentada.
b) Adequação destas regras
Dez anos após a promulgação deste Código, verifica-se que os padrões de velocidade nele
especificados são muito elevados.
Podemos observar principalmente que:
· Nas vias urbanas, o limite de 60 km/h nas vias arteriais é elevado demais. Admite-se
geralmente que neste caso a velocidade não deve exceder a 50 km/h.
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Segurança do trânsito 9. Velocidade e distância de parada Fevereiro 2010
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· Nas rodovias, o limite de 110 km/h somente deveria aplicar-se às rodovias com pista dupla,
sem interseções em nível, sem acessibilidade aos lotes lindeiros e sem travessia de
pedestres em nível.
. Uma revisão do Código está sendo estudada, incluindo, entre outras medidas, uma
redução das velocidades autorizadas.
c) Adaptação a cada caso
O Código de Trânsito atribui às autoridades locais a responsabilidade de determinar a
velocidade autorizada em cada via. Em consequência, não há nenhuma regra geral e é
preciso conferir em cada via qual é a velocidade autorizada.
Infelizmente, as velocidades autorizadas revelam-se frequentemente excessivas, por
não serem adaptadas às características da via ou à zona atravessada.
Por exemplo, podemos dizer que não é raro encontrar avenidas com intenso movimento de
pedestres, nas quais os veículos são autorizados a trafegar a 70 km por hora.
2. Distância de Parada de um Veículo
Entre o momento em que o condutor vê um obstáculo e aquele em que começa a frear, há
um intervalo denominado tempo de reação. Tempo de reação é a duração da transmissão
do impulso nervoso entre o órgão receptor (o olho, que percebe o obstáculo) e o órgão de
ação (o pé, que aciona o freio).
O tempo de reação varia de indivíduo para indivíduo, além de nele interferir o estado de
fadiga ou uma eventual alcoolemia do indivíduo. A duração média do tempo de reação é de
1 a 2 segundos. A distância percorrida durante o tempo de reação (DTR) varia em função da
velocidade do veículo.
Podemos então estabelecer a seguinte fórmula:
Vi : Velocidade inicial (m/seg.)
TR : Tempo de reação (seg.)
DTR: Distância percorrida durante o tempo de reação
DTR = Vi x TR
Entre o momento em que o condutor aciona os freios e aquele em que o veiculo para, a
distância percorrida é chamada de distância de frenagem.
A distância de frenagem ( DF ) depende:
- do veículo, especialmente do estado do sistema de frenagem;
- da velocidade do veículo;
- da aderência do veículo sobre a pista. Esta aderência varia em função de dois fatores:
1- do estado do veículo, especialmente do sistema de frenagem e dos pneus, 2- das
condições da pista que pode estar seca, molhada,com óleo etc.
.
Observe esta outra fórmula:
γ: deceleração (m/seg2)

DF: Distância de frenagem
DF = Vi
2 / 2 γ
A distância total de parada (DTP) é a soma da distância percorrida durante o tempo de
reação com a distância de frenagem.
DTP = Vi x TR + Vi
2 / 2 γ
O diagrama abaixo mostra as distâncias de parada, calculadas a partir das seguintes
hipóteses:
TR = 2 seg.
γ = 6 m/seg2 (pista seca, em bom estado)
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Segurança do trânsito 9. Velocidade e distância de parada Fevereiro 2010
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Resultado:
Enquanto um veículo
trafegando a 50 km/hora
poderia parar em 45 metros,
ele precisará de 70 metros se
trafegar a 70 km/h.
O pior é que chegando aos 45
metros, a sua velocidade
ainda será de 63 km/h, como
mostra o gráfico ao lado.
Nesta velocidade, ele pode
matar um pedestre, morte que
ele teria evitado se estivesse
dirigindo a 45 km/h.
Neste gráfico, cada curva mostra
a evolução da velocidade ao
longo do trajeto de um veículo
durante o tempo de parada, a
partir de uma determinada
velocidade inicial.
A velocidade instantânea
durante o tempo de frenagem pode ser calculada, em função da velocidade inicial e da
distância, pela fórmula seguinte:
V = Vi2 − 2γ (D −ViTr)
3. Influência das condições meteorológicas
Em certos países, as velocidades autorizadas levam em consideração as condições
meteorológicas. Por exemplo, em rodovias com limite de 90 km/h em tempo seco, esse
limite é reduzido para 80 km/h em tempo chuvoso. Não é o caso do Brasil, mas no manual
de Direção Defensiva publicado em Maio de 2005 pelo DENATRAN, podemos ler o
seguinte:
É bom ficar alerta desde o início da chuva, quando a pista, geralmente, fica mais
escorregadia, devido à presença de óleo, areia ou impurezas.
E tomar ainda mais cuidado, no caso de chuvas intensas, quando a visibilidade é ainda mais
reduzida e a pista é recoberta por uma lâmina de água podendo aparecer muito mais poças.
Nesta situação, redobre sua atenção, acione a luz baixa do farol, aumente a distância do
veículo à sua frente e reduza a velocidade até sentir conforto e segurança. Evite pisar no
freio de maneira brusca, para não travar as rodas e não deixar o veículo derrapar pela perda
de aderência.

Velocidades intermediárias
(TR = 2 seg, γ = 6m/seg/seg)
0
20
40
60
80
100
120
140
0
15
30
45
60
75
90
105
120
135
150
165
180
Distância (m)
Velocidade Km/h)
Distância de parada (pista seca)
0
20
40
60
80
100
120
140
160
180
200
130 110 90 70 50
Velocidade inicial (km/h)
Distância (m)
Distância de reação
Distância de parada
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Segurança do trânsito 9. Velocidade e distância de parada Fevereiro 2010
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O fato de a pista estar molhada
reduz as possibilidades de
frenagem e aumenta a distância
de parada. Admite-se geralmente
que a desaceleração máxima é a
metade da desaceleração em
tempo seco.
Em tempo de chuva, um veículo
precisará de 60 metros para
parar se trafegar a 45 km/h e de
100 metros se trafegar a 70
km/h.
Hipótese:
γ = 3 m/seg2 (pista molhada, em
bom estado)
4. Distância de segurança entre dois veículos
Quando trafegar atrás de um outro veículo, é preciso manter uma certa distância para evitar
uma colisão se ele frear bruscamente. Veja o que diz a este respeito a recomendação do
Manual de direção defensiva do DENATRAN, já citado:
Mantenha uma distância segura do veículo da frente. Uma boa distância permite que você
tenha tempo de reagir e acionar os freios diante de uma situação de emergência e haja
tempo também para que o veículo, uma vez freado, pare antes de colidir.
Em condições normais da pista e do clima, o tempo necessário para manter a distância
segura é de, aproximadamente, dois segundos.

Existe uma regra simples – a regra
dos dois segundos – que pode ajudar
você a manter uma distância segura
do veículo da frente:

1. escolha um ponto fixo à margem da
via;
2. quando o veículo que vai à sua
frente passar pelo ponto fixo, comece
a contar;
3. conte dois segundos
pausadamente. Uma maneira fácil é
contar seis palavras em sequência “cinquenta e
um, cinquenta e dois”.

4. a distância entre o seu veículo e o que vai à frente vai ser segura se o seu veículo passar
pelo ponto fixo após a contagem de dois segundos.

5. caso contrário, reduza a velocidade e faça nova contagem. Repita até estabelecer a
distância segura.

Para veículos com mais de 6 metros de comprimento ou sob chuva, aumente o tempo de
contagem: “cinquenta e um, cinquenta e dois, cinquenta e três”.

Fonte: Manual de Direção Defensiva do DENATRAN, página 51. Em
www.denatran.gov.br/publicacao.htm e no Portal Por Vias Seguras (www.vias-seguras.com)
Ilustração do Manual DENATRAN

Distância de parada
0
50
100
150
200
250
300
350
130 110 90 70 50
Velocidade inicial (km/h)
Distância (m)
Pista seca
Pista molhada
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EXERCÍCIOS
Velocidade e Tempo ganho

1. Um motorista acha que vai ganhar muito tempo numa Rodovia Federal (BR), se trafegar,
em média, a 100 km/h em vez de a 90 km/h. Sabendo que a velocidade é igual à distância
dividida pelo tempo, quanto tempo ele ganhará de fato num percurso de 90 km ?

2.Faça o mesmo exercício para um condutor de ciclomotor que trafega a uma velocidade
média de 50 km/h, em vez de 45 km/h, num percurso de 45 km.

Distância de parada
1. Estude atentamente as definições de tempo de reação, da distância percorrida durante o
tempo de reação, da distância de frenagem e da distância de parada do veículo. Daqui por
diante, o tempo de reação do condutor será admitido como sendo de 2 segundos. As
distâncias serão calculadas em metros, em números redondos.

Calcule as distâncias percorridas durante o tempo de reação do condutor nas velocidades
de 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 110, 120, 130 e 140 km/h e transfira-as para a
planilha abaixo:

Velocidade do veículo
em km/h 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140
Distância percorrida
durante o tempo de
reação (2 seg.), em
metros
Distância de frenagem
sobre pista seca, em
metros 2 4 7 10 16 23 31 41 52 65 78 93 109 123
Distância de frenagem
sobre pista molhada,
em metros
Distância de parada
sobre pista seca, em
metros
Distância de parada
sobre pista molhada,
em metros
2. Na planilha figuram as distâncias de frenagem do veículo em pista seca. Para cada uma
das velocidades citadas, calcule a distância de parada do veículo em pista seca e complete
a quinta linha da planilha.
3. Em pista molhada, as distâncias de frenagem aumentam em 100%. Para cada uma das
velocidades fornecidas, calcule a distância de frenagem do veículo em pista molhada e
complete a quarta linha da planilha. Calcule, em seguida, as distâncias de parada
correspondentes e complete a sexta linha da planilha.
4. Elaboração de gráficos
Em um mesmo gráfico, faça as seguintes representações em função da velocidade do
veículo:
a) distância percorrida durante o tempo de reação (curva D)
b) distância de parada em pista seca (curva C1)
c) distância de parada em pista molhada (curva C2)
Utilizando papel milimetrado, utilize as seguintes escalas:
1 cm por 10 km/h no eixo das abscissas, 1 cm por 10 m no eixo das ordenadas.
5. No gráfico, identifique as grandezas proporcionais e as não proporcionais.
A distância de frenagem em pista molhada é proporcional à distância de frenagem em pista
seca? Justifique sua resposta.
Observando o gráfico, complete a frase:
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Segurança do trânsito 9. Velocidade e distância de parada Fevereiro 2010
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“Para uma mesma abscissa, a ordenada do ponto C2 é sempre..........................àquela do
ponto C1” .
Observando o gráfico, escreva outras três frases.
.
Distância para o Veículo da Frente:
Complete a tabela a seguir com as distâncias de segurança entre dois veículos
correspondentes a 2 segundos e, depois, a 3 segundos.
Velocidade Km/h (pista seca) Distância de Segurança
(2 segundos)
Distância de Segurança
(3 segundos)
110
80
60
45
Outros exercícios:

1. Utilização das curvas D, C1 e C2 (nota: d - distâncias, v - velocidades)
Resolver a equação por leitura gráfica
Qual a distância de parada em pista molhada
se v = 50 km/h, então d = ……… m,
se v = 25 km/h, então d = ……… m.
Qual a distância de frenagem em pista molhada
se v = 50 km/h, então d = ……… m,
se v = 25 km/h, então d = ……… m.

2. Dois veículos se deslocam em paralelo, ambos à mesma velocidade, um sobre pista seca
e outro sobre pista molhada. Os dois condutores freiam ao mesmo tempo. Uma vez
parados, mede-se a distância entre os veículos e encontra-se 24m. A que velocidade se
deslocavam os veículos ?

3. Resolver uma inequação por leitura gráfica
A que velocidade máxima v deve-se deslocar em solo seco para:
para ter uma distância de parada d ≤ 10 m, v =....…… km/h ?
para ter uma distância de parada d ≤ 75 m, v =…..... km/h ?
Responda às mesmas perguntas, utilizando cálculos para solo molhado.
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